6 motivos para investir em design

September 5, 2017

Muitos empresários e donos de negócios deixam de investir em design por não conhecer a verdadeira função agregada a ele. Essa falta de informação pode prejudicar o rendimento e crescimento da empresa em diversos pontos. 

 

O design vem para ajudar com a divulgação de sua empresa e deixar de investir nisso é como deixar o seu negócio na eterna sombra sem entrar para o mercado e não se tornar apto para a competitividade. 

 

Em todo caso, não adianta investir rios de dinheiro em divulgação e design se o seu produto ou serviço não detém qualidade. É uma via de duas mãos, sua empresa irá crescer se o casamento entre qualidade e divulgação for 100%.

 

 

Mas afinal, o que é design? Eu já fiz um post aqui explicando todos os atributos de em designer gráfico, você pode ver clicando AQUI

 

Resumidamente o design é responsável pela criação de material visual para a divulgação de sua empresa, tanto em forma impressa quanto na digital. Exemplificando de uma melhor forma, o design desenvolve identidades visuais, cartazes, flyers, cartões de visita, personalização para sua rede social, post individuais, GIFS animados, além de livros revistas, placas, banners, painéis, interfaces para websites entre diversas outras áreas.

 

Lembrando sempre que o desenvolvimento de qualquer peça gráfica deve atender a necessidade da empresa e ser capaz de transmitir sua essência. É com o conhecimento avançado em cores e formas que o designer atende seus clientes da melhor maneira possível.

 

E se ainda está se perguntando porque deve investir em design, eu respondo com uma pergunta: se design e comunicação não gerasse um bom retorno, porque empresas já consolidadas como Coca-Cola, Apple, Nike e Google investiriam milhões por ano nessa área?  

 

Se mesmo assim não fui convincente, vem comigo que te dou 5 motivos para investir em desgin.

 

 

1. A primeira impressão é a que fica

 

O cérebro, de forma automática, leva menos de um segunda para julgar se algo deve ser visto com mais atenção ou não. Um bom desgin pode atrair a atenção de consumidores mesmo estes não conhecendo sua empresa ou produto.

 

Normalmente o primeiro contato com o público se dá através do visual das campanhas online, flyes, faxadas, websites ou cartões de visita. E para que esse contato gere um resultado positivo é necessário que o consumidor se identifique com aquilo que está vendo. 

 

Ter um design ruim representado a sua empresa pode fazer com você deixe de fechar negócios, podendo até gerar desconfiança sobre seus serviços. Aquele velho "julgar antes de conhecer". E se isso acontece com pessoas, como não iria acontecer em outras áreas? 

 

Se concorda que a primeira impressão é a que fica, então preste mais atenção no desgin relacionado a sua empresa. 

 

 

2. Segurança

 

Uma identidade visual forte e marcante passa mais credibilidade e segurança para seu público. Vejamos, se a empresa cuida bem de sua própria marca, deve agir da mesma forca com seus produtos e serviços.

 

Os clientes, inclusive você, faz essa relação na hora de adquirir um produto. O que leva você optar pelo serviço X e não Y tem relação direta à como a empresa trata sua identidade visual.

 

 

3. Diferencial competitivo

 

Em um mercado cada vez mais competitivo a briga por preço não se mostra a melhor opção. Assim é necessário encontrar outras maneiras de se destacar em meio à concorrência. Um bom design pode ser determinante na decisão do cliente, pois agrega valores estéticos e emocionais aos produtos e serviços.

 

Sem um bom design, empresas que oferecem produtos ou serviços muito parecidos, correm o risco de desaparecer em meio aos demais, ou então de serem vistos apenas como mais uma. Um bom design é capaz de criar um diferencial pois tem a capacidade de gerar valor através de uma remodelagem de produtos, embalagens e da comunicação da marca.

 

Vamos dar o exemplo da Starbucks, esta é uma empresa onde seu maior diferencial está na geração de valor da marca. Um copo de café com a imagem empresa traz valores para você, fazendo você optar por ela e não por um copo simples e igual a todos os outros,

 

 


4. Imagem sólida e positiva 

 

O design tem um papel fundamental na construção de uma imagem  sólida, positiva e competitiva. Hoje é visto como uma poderosa ferramenta capaz de tornar a comunicação mais coerente e atraente aos consumidores. O design fortalece a marca e ajuda a posicionar a empresa no mercado por muito mais tempo. Dizer que sua empresa está no mercado a cinco anos com uma boa visibilidade gera confiança por parte de futuros clientes.

 

Uma empresa sólida e bem posicionada ganha credibilidade entre a sociedade e seus fornecedores, e ainda fortalece os laços entre a própria equipe.

 

 

5. Reduz o tempo de entrada no mercado

 

Mesmo tendo um produto e atendimento, poucos profissionais conseguem atingir uma grande gama de pessoas sem o investimento em comunicação visual. Isso porque a comunicação de uma empresa é principal parte do negócio. É possível afirmar que não investir em design torna-se um grande desperdício de tempo e de oportunidades.

 

Já um bom design e uma comunicação visual certa podem fazer com que uma pequena empresa se estabeleça no mercado de maneira mais rápida e consistente.

 

 

6. Custo-benefício 

 

Tudo que é criado sem um planejamento está fadado ao fracasso. O pior é que muitas vezes os empresários não percebem isso e continuam jogando dinheiro fora, comunicando suas empresas da maneira errada e investindo em mídias que não geram resultados.

 

Um bom design, tanto para a marca, quanto para os pontos de contato da empresa, pode aumentar as vendas e também reduzir os custos através de campanhas mais bem alinhadas. Além disso, é preciso entender a importância do design e fazer o devido investimento desde o início, pois isso reduz as chances de precisar fazer um possível redesign da sua marca no futuro.

 

Normalmente o redesign de uma marca envolve muitos gastos, principalmente na readequação de toda a comunicação visual da empresa com a aplicação da nova identidade visual, que normalmente engloba a produção de novos materiais impressos, fachadas, uniformes e demais pontos de contato, para que a empresa não fique trabalhando com duas marcas ao mesmo tempo, o que pode gerar confusão para os clientes.

 

Investir em objetividade e ter clareza da onde se quer chegar é um ótimo começo para você e sua empresa. Ao ter objetivos e segurança sobre eles, as chances de assertividade são muito maiores e o design está aqui para te impulsionar à lugares maiores e melhores.

 

Lembre-se sempre que investimento é diferente de gasto. Fiz um texto que fala especificamente sobre isso, a diferença entre preço e valor, podem ver acessando AQUI.

 

Eu poderia ficar aqui e citar mais vários pontos pelos quais vale a pena o investimento em desgin, porém vou deixar vocês refletirem sobre esses 6 pontos. É muito importante que você leia e realmente entenda do que se trata cada ponto. Seu crescimento pessoal e de sua empresa é proporcional ao quanto você realmente se importa e quer fazer diferente.

 

Espero o retorno de vocês

Jennifer Poletto

Please reload

POSTS RELACIONADOS

Please reload

Please reload

FALE COMIGO:

TAG CLOUD